Seção de Ensino

1. REMATRÍCULA

Na Seção de Ensino do Centro de Letras e Artes abre-se o processo de REMATRÍCULA, com Formulário próprio, que é encaminhado para análise do Departamento responsável pelo curso, retornando o mesmo para o Deferimento (ou Indeferimento) do Senhor Decano. Caso tenha sido deferida, a REMATRÍCULA é feita pela Divisão de Registro de Estudante. (DRE).2. GUIA DE TRANSFERÊNCIA
O aluno que deseja transferir-se para outra IES, precisa anexar a declaração de vaga da IES de destino, no ato da abertura do processo.

3. REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA

Como proceder?
O processo de revalidação deve iniciar-se na Decania do Centro referente à área de conhecimento do título a ser revalidado. A Decania encaminhará o processo à Unidade onde se localiza o Programa de Pós-graduação pertinente. O processo deve conter os seguintes documentos:
• Cópia autenticada do diploma/certificado a ser revalidado;
• Histórico escolar oficial;
• Cópia autenticada do currículo onde conste a duração do curso;
• Cópia autenticada do diploma de graduação;
• Cópia autenticada da carteira de identidade;
• Cópia autenticada do CPF;
• Cópia autenticada do certificado de naturalização (se estrangeiro);
• Cópia autenticada da certidão de casamento (sexo feminino);
• Cópia autenticada do comprovante de residência;
• Cópia da dissertação, tese, ou monografia (se especialização);
• Comprovante de pagamento da taxa de abertura (alunos, funcionários e docentes da UFRJ estão isentos).

O julgamento da equivalência deverá ser realizado por uma Comissão Especial de Revalidação (CER) designada pela Coordenação do Curso de Pós-graduação e constituída por três (3) membros do quadro de docentes ativos da UFRJ, que possuam a qualificação compatível com a área de conhecimento e com o nível do título a ser revalidado. No processo deverá constar a composição dessa Comissão, devidamente aprovada pela Coordenação do Curso de Pós-graduação.

A Comissão Especial de Revalidação (CER) deverá encaminhar o relatório final à Coordenação do Curso, que irá anexá-lo ao processo e enviá-lo ao CEPG para aprovação. Concluído o processo, o interessado deverá entregar o original de seu diploma (com visto do consulado) à Divisão de Ensino/PR-2 e efetuar o pagamento da taxa de registro do diploma.

Observações importantes:
Todas as etapas do processo de revalidação deverão ser cumpridas pelo interessado. Na impossibilidade do próprio realizá-las, deverá ser constituído um representante legal, por meio de procuração registrada em cartório. De forma alguma serão aceitas procurações apenas com firma reconhecida.

• O pagamento da taxa de abertura do processo de revalidação é efetuado no Banco do Brasil de acordo com as informações fornecidas pela Decania do Centro.
• TRANSFERÊNCIA PARA CONTA ÚNICA DO TESOURO.
• Código Identificado 1: 15 31 15 15 23 62 88 32 - 2, valor R$ 453,73 (quatrocentos e cinquenta e três reais e setenta e três centavos).
• Código Identificador 2: o no do seu CPF
• O pagamento da taxa de registro do diploma é efetuado, após a aprovação da revalidação do diploma/certificado, no Banco do Brasil – TRANSFERÊNCIA PARA CONTA ÚNICA DO TESOURO. CPF no. ( - ), Código Identificador 15 31 15 15 23 62 88 30 - 6, valor R$ 453,73 (quatrocentos e cinquenta e três reais e setenta e três centavos).

OBS: Para revalidar diploma de graduação é necessário apenas o formulário no link do item "1. REMATRÍCULA" acima; para mestrado e doutorado, são necessários também, requerimento e folha de informação.

4. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O aluno pode solicitar o cancelamento de MATRÍCULA a pedido, ou por fazer outro vestibular, pois não é permitido cursar dois cursos concomitantes. Resolução CEG:7/72, artigo2º.5. MANUTENÇÃO DE VINCULO
O aluno deve requerer manutenção de vínculo antes da colação de grau. Vide resolução CEG: 2/77 e 1/80.6. INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS
Vide Página www.pr1.ufrj.br, resolução CEG: 2/72.7.
MATRÍCULA COM ISENÇÃO DE VESTIBULAR
REMATRÍCULA COM ISENÇÃO DE VESTIBULAR
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
TRANSFERÊNCIA DE CURSOA Ufrj divulga os Editais de ingresso nos cursos de graduação, no site: www.ufrj.br, duas vezes ao ano.

UFRJ CLA - Centro de Letras e Artes