Interfaces Edição 2017 -  Número 27

capa272

Apresentação

Páginas Iniciais

Sumario

 

Artigos

 

13

Linguagem e discurso: propostas para o ensino de gramática e de texto

Language and discourse: propositions for reading comprehension and grammar practices

Maria Aparecida Lino Pauliukonis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

 

25

Notas sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão à prática docente

Notes about the integration of teaching, research and extension to the teaching practice

Beany Guimarães Monteiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

 

34

O ensino do desenho e a atualidade do pensamento de lucio costa

Teaching drawing techniques and the contemporaneity of Lucio Costa’s thinking

Anna Paula Moura Canez (Centro Universitário Ritter dos Reis)

Samuel Silva de Brito (Universidade Federal de Santa Maria)

Débora Saldanha de Avila (Faculdade Meridional)

 

46

Experiência estética e possibilidades para formação docente em artes visuais

Aesthetic experience and possibilities of teachers’ formation in visual arts

Raquel Casanova dos Santos Wrege (Universidade Federal de Pelotas)

Ursula Rosa da Silva (Universidade Federal de Pelotas)

 

 

 61

Teatro e escola: a formação de professores em teatro na amazônia paraense

Theater and school: the formation of theater teachers in Amazon of Pará

Paulo Santana (Universidade Federal do Pará)
Benedita Alcidema C.S Magalhães (Universidade Federal do Pará)

 

75

Projeto a escola vai à ópera: música, emoção e recepção em um projeto alicerçado na integração acadêmica, social e na transdisciplinaridade

Project the school goes to the opera: music, emotion and reception in a project based on academic and social integration and on transdisciplinarity

Maria José Chevitarese (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Ana Claudia Reis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

87

Inclusão escolar: os desafios da educação musical no ensino de crianças

Com tea inclusive education: the challenges of musical practice with tea children

Michele de Souza Senra (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Telma Sydenstricker Alvares (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Michele Morgane de Melo Mattos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

97

Medo de palco: estratégias para o controle

Stage fright: strategies towards control

Soraia Valéria Lüders Berti (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Miriam Grosman (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

 

 

111

Do espaço em branco no percurso da construção da escrita de sujeitos típicos e atípicos – habilidades e práticas requeridas em sala de aula

About the blank space in the path to the construction of typical and atypical subjects in writing – abilities and practices required in classroom

Maria Cecilia Mollica (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Andreia Quadrio (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Hadinei Ribeiro Batista (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

130

O projeto “italianando a san paolo” e o professor como intelectual à luz da condição pós-método e da pedagogia da autonomia

The project “italianando a san paolo” and the teacher as intellectual in the light of the post-method condition and the pedagogy of autonomy

Luciana Duarte Baraldi (Universidade de São Paulo)

Juliana Hass (Universidade de São Paulo)

 

142

A mídia-educação no ensino de jovens e adultos: um estudo de caso

The media education in the teaching of young and adults: a case study

Marco Aurelio Reis (Universidade Estácio de Sá)
Roberta Graziella Tavela (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

 

Páginas finais

 

Temos 7 visitantes e Nenhum membro online

UFRJ CLA - Centro de Letras e Artes
Desenvolvido por: TIC/UFRJ